Viajar é das coisas que mais adoro fazer! Sempre que tenho oportunidade de fazer uma, não penso duas vezes…..organizo-me, faço as malas e parto a descoberta de outros, novos mundos.
Recentemente tive a oportunidade de conhecer Madeira-Funchal, aqui tão perto. Estava na minha lista de locais a visitar a muito curto prazo. Embora a trabalho, consegui conhecer um pouco a ilha.
No noite da chegada jantei na zona antiga do Funchal, agradavelmente surpreendida pela diversidade de oferta de restaurantes e bares, pelo movimento nas ruas (muitos turistas), pela galeria de arte de rua que tinha como tela as portas e paredes.
Numa bela manhã de muita luz e óptima temperatura lá estava eu no centro depois de apenas 6 minutos de táxi, a partir do Hotel onde estava instalada.
Após a caminhada de poucos minutos, estava no mercado dos Lavradores. Mercado, é um dos locais que sempre que possível, faço questão de visitar na minhas viagens. É ai onde, por norma, se concentra a tradição quer pelos trajes típicos como também pelos produtos comercializados. A entrada do mercado somos logo “recebidos” pelas lindas flores da vendedora vestida com o traje típico da Madeira.
As cores, a variedade e por último o cheiro das frutas é qualquer coisa de especial. Notava-se claramente que tinham completado a sua maturação, não só pelo cheiro que denunciava como também pelo sabor. Provei 6 tipos de maracujá (amarelo, laranja, ananás, normal, tomate, banana) e no fim, como seria de esperar, muito confusa sobre o sabor preferido 😉
A oferta das bananas também é diversificada,….finalmente encontrei banana maça muito semelhante às de S. Tomé e Príncipe.



Ainda nos restava algum tempo para conhecer outro recanto de Funchal. Apanhamos um táxi e 15 minutos depois chegamos à Câmara de Lobos, vila piscatória cujo nome deve-se que no momento da descoberta terem sido avistados lobos marinhos…..Mais detalhes Aqui. A medida que avançamos vemos os barcos coloridos parados na baía….impossível ficar indiferente.
A zona de esplanadas junto ao porto é ótima para, ao som das ondas, beber uma poncha-bebida típica da Madeira.
E assim acabou a pequena descoberta, da Zona antiga, Mercado dos Lavradores e do Município da Câmara de Lobos.
Do dia a seguir, conheci mais um local muito especial!
Contarei amanhã, espero!
Espero que tenham gostado!
Beijinho*