Hoje é dia 19 de Setembro, dia da mulher de S.Tomé e Príncipe.

Recorde-se que foi a 19 de Setembro de 1974 que um grupo de mulheres organizou uma manifestação que terminou junto ao palácio do governador colonial para reivindicar a independência de S.Tomé e Príncipe. Desde essa altura esta data é comemorada no país e nos dias de hoje, também na Diáspora.
Eu enquanto jovem mulher Santomense, apresento-vos hoje um outfit especial. O traje típico de S.Tomé e Príncipe. A identidade de um povo está na sua cultura e por conseguinte, conhecer, valorizar e divulgar a mesma, é extremamente importante.
O nosso traje típico é usado por senhoras mais velhas em ocasiões especiais e também para a dança de “Ússua” – dança de salão típica das ilhas maravilhosas. Nesta dança, os homens usam calças e sapatos pretos, camisas brancas, casacos e gravatas tendo como acessório o chapéu de palha.
As mulheres vestem túnicas quimono (com muitos pormenores de pregas e rendas) acompanhado de saias godé (usando por baixo uma sai de baixo que faz volume), como acessórios lenços colocados a rigor na cabeça, panos à cintura que lhes atravessa o peito para ombro ou simplesmente na cintura, brincos e colar de ouro.
De salientar que existem vários modelos de trajes típicos consoante a ocasião (festa) ou até estado civil (a viuvá veste-se de preto total).
Muito há por dizer e detalhar sobre este tema, por isso, caso tenham informações pertinentes a acrescentar, agradeço.
Espero um dia poder partilhar com mais conteúdo histórico e evidências fotográficas.
Por agora, é tudo e espero que tenham gostado desta pequena partilha muito especial por aqui.
Nunca se esqueçam de que a cultura é de facto, a identidade de um povo!
Não a percamos, podemos sim brincar a acrescentar um apontamento moderno ao look como fiz com estes óculos espelhados 🙂
Viva 19 de Setembro! Viva o dia da Mulher Santomense!
Um beijinho
Instagram@AnniesMirrorblog
Parabéns, excelente narrativa e fotos lindas! Beijinhos cherie
Ohhhh tão bom ouvir isto de ti minha querida. Obrigada. Beijinhos