7 Dicas úteis para cuidares das tuas Malhas

Loading Likes...

A Malha, confere calor, são de textura super fofinha suave e confortáveis, por isso consideradas peças de eleição para os dias frios de inverno. Estão disponíveis no mercado nas mais diversas peças de vestuário como meias, luvas, casacos, saias e camisolas. Diria que casacos de malha é das peças que uso todo ano, variando apenas no tipo de lã e o calor que proporciona.

Quando compro uma peça de malha, tento olhar para os detalhes da etiqueta. Tecidos como a lã ou caxemira (eterno namoro no inverno) devem ser privilegiados e consideradas como investimento porque duram mais. Cá entre nós a caxemira não tem passado de namoro e quando chega aos saldo, tarde demais 😉 É também nas etiquetas que encontramos as instruções de como tratar das peças para que durem mais tempo em bom estado, por isso cuidado ao corta-las.

#1 Opção: Saia de malha midi trespasse com camisola de malha fina

7 Dicas de cuidados com a malha

1- Lavagem: à mão ou à máquina?

Em caso de dúvida é sempre mais seguro lavar à mão, mesmo que a etiqueta permita lavagem na máquina.

Opte por esfregar à mão e de forma bem suave e com água tépida – nem fria, nem quente. Enxagúe com muito cuidado e não torça demasiado e por fim deixe secar ao natural, preferencialmente sem ser pendurada (coloque, por exemplo, por cima de uma toalha deitada).

2- Ciclos de lavagem

Caso opte pela lavagem na máquina, tenha alguns cuidados. Um deles é o ciclo de lavagem, que deve ser o mais suave possível! Procure um programa específico de malhas ou tecidos sensíveis; caso não exista opte pelo ciclo para roupa de bébé.

Pode também optar por colocar as peças dentro daqueles saquinhos de rede que protegem habitualmente roupa mais delicada

3- Temperatura Ideal

Em termos de temperatura, nunca teste uma lavagem a mais de 40º. Este é o limiar da segurança para lavar camisolas de malha sem imprevistos e malhas encolhidas. No caso de lavar de forma manual, o mesmo se aplica – não lave com água muito fria – que também endurece as fibras, mas não exagere na temperatura.

4- Detergentes de qualidade são fundamentais

Acredite, este é daqueles sectores em que não compensa procurar o mais barato de tudo – o resultado pode sair muito caro. Se quer saber como lavar camisolas de malha como um profissional, utilize produtos reconhecidos no mercado e com provas dadas. Caso não queira apostar em bons detergentes, talvez seja melhor investir em lavandarias.

5- Centrifugar Sim ou Não

Se puder optar por não centrifugar as camisolas de malha na máquina, tanto melhor. As fibras de malha são muito sensíveis e podem ficar danificadas ao serem expostas a uma torção violenta. Prefira sempre que as peças sequem ao natural (retirando o excesso de água). Ideal será lavar num dia de sol para que seque logo e não ganhe o cheiro à mofo (muito desagradável).

6- Máquina de Secar roupa, Sim ou Não?

Se deve evitar centrifugar as peças, imagine colocá-las na máquina de secar roupa – isso é uma verdadeira violência! Não, porém esta opção deve ser considerada apenas em último caso e numa emergência em que precise mesmo da peça com muita urgência.

Neste caso, coloque na máquina apenas peças de malha e programe a opção mais inofensiva e para tecidos especiais.

7- Devo lavar as camisolas de malha sempre que as usar?

Não, uma vez que fará com que a fibra se danifique e que as camisolas fiquem desgastadas. Se depois de uma utilização vir que a camisola está limpa, deixe-a apenas a arejar ao ar livre durante umas horas e volte a guardar.

São peças delicadas que exigem alguma atenção e delicadeza no uso, no cuidado e arrumação para que durem mais e em bom estado.

Espero que tenham gostado e acima de tudo vos seja útil.

Fonte: Ekonomista

1 Saia 2 Looks distintos 😉

O Look – Peças de colecções passadas: Saia de malha: Zara / Camisola de malha: Mango / Clutch: FluoBags / Boína: Stradivarius / Sapatos: Uterque / Óculos escuros: Feira vintage

Um beijinho

AnniesMirror

Deixar uma resposta

Seu email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.