5 Dicas para enfrentar os dias de muito calor

Loading Likes...

Segundo o calendário, o verão no Hemisfério Norte começa no dia 21 de Junho e acaba no dia 22 de Setembro. Porém as temperaturas elevadas que já se fazem sentir, denunciam a sua chegada antecipada! O verão é sem dúvida, uma das estações mais bonitas do ano, os dias longos e quentes convidam aos programas ao ar livre como idas a praia, piscina piqueniques, entre outros. É também altura de ter alguma atenção especial devido ao aumento excessivo da temperatura e neste sentido relembro aqui alguns cuidados a ter:

 1. O que beber

A hidratação é fundamental. Beba muita água e sumos naturais de fruta, de preferência, sem açúcar e gelados. Evitar: refrigerantes e bebidas muito calóricas, pois podem não saciar a sede, contêm muito açúcar e risco acrescido de ganhar peso.

     

2. O que comer

Procure ingerir alimentos leves. Dê preferência às frutas, legumes e verduras. Abuse das saladas, grãos integrais e carnes brancas, como aves, peixes e frutos do mar, de preferência cozidas ou grelhadas. Atenção: verifique sempre a origem e estado dos peixes, frutos do mar e maionese visto que, com  calor, estragam rápido. Evite gordura e fritos.

   

 

 3. O que vestir

Procure usar cores mais claras, fluídas em tecido de algodão. Use e abuse dos acessórios como bonés e chapéus. Evitar: roupas que dificultam a transpiração, como peças justas e de tecido sintético. As peças escuras também atraem mais calor.

 

       4. Exposição ao sol

Na praia ou piscina, evite os horários de maior incidência solar, normalmente das 10-16h. Procure apanhar sol antes das 10h ou depois das 16h. Durante esse período, proteja-se debaixo do guarda-sol. O protector solar é de uso obrigatório. Atenção: opte por barracas ou guarda-sol de algodão ou lona pois absorvem mais a radiação.

   

 

5. Carros ao sol

Lembre-se de que um carro exposto ao sol funciona como uma estufa! Não deixe crianças a espera por mais pequeno que seja o tempo estimado. Atenção: tome cuidado ao entrar no veículo, abra as portas e janelas para que o calor saia.

 

Muito atenção especial a ser dada aos grupos de risco, idosos e crianças!

Tenham em conta estes e outros cuidados para receber o verão de braços abertos!

beijinho*

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.