Como ter uma casa fresca no verão

Loading Likes...

Bom dia!

Já chegaram aqueles dias de calor intenso e por vezes é difícil manter a casa fresca. O ambiente fica tão quente e abafado que não ficamos bem de maneira nenhuma e até dormir pode ser complicado. Tudo o que apetece é ir imediatamente para a praia ou para uma piscina, não é?

Se é o seu caso, se vive numa cidade em que o calor é muito forte no verão ou se a sua casa aquece demasiado, então talvez a Habitissimo tenha alguma solução para si! Veja as próximas dicas sobre como ter uma casa mais fresca no verão e inspire-se!

 

Use tonalidades claras

Os tons claros dão luminosidade a qualquer habitação e transmitem uma sensação de frescura. Por isso, se está a pensar fazer algumas modificações na sua casa, pinte as paredes com tons claros e opte por móveis em branco, bege, cinza claro ou madeira natural. Se não gostar de tudo tão sóbrio, acrescente alguma cor através de pequenos apontamentos e acessórios.

Decore com tecidos leves frescos

Quando o calor se aproximar guarde todos as mantas e os tecidos quentes e dê as boas vindas a materiais mais leves como o algodão, seda, renda ou linho. Uma regra que vale tanto para as cortinas, almofadas, tapetes e até na cobertura de sofás ou poltronas. Privilegie os tapetes de fibra natural, em vez dos felpudos, e opte por cortinas semi transparentes. Se gosta de cor, esta é a altura ideal para usar aqueles padrões de verão que tornam qualquer divisão mais alegre.

 

O chão também conta

Se vive numa região muito quente, se sofre com as altas temperaturas e está a remodelar a sua casa, então tenha atenção a este pormenor: opte por um revestimento que ajude a tornar a sua habitação mais fresca. A cerâmica, a porcelana ou a pedra natural são boas opções de pisos frios que ajudam a manter a sensação de frescura em qualquer divisão. E olhe que a elegância não fica esquecida!

 

A iluminação certa

Ainda usa as lâmpadas convencionais? Então considere substitui-las por um modelo fluorescente ou LED, porque além de consumirem muito menos energia, duram mais e aquecem menos o ambiente! É verdade que têm um custo um pouco mais alto, mas como duram mais acabam por se tornar mais económicas a longo prazo.

 

Tenha atenção às janelas

Durante o dia é fundamental que mantenha as cortinas fechadas, de modo a impedir a entrada dos raios solares e a manter a frescura dentro de casa. Já de noite, pelo contrário, abra-as para refrescar e ventilar a habitação. Se está a remodelar a sua casa ou se pretende fazer um investimento mais elevado, então as janelas com isolamento térmico são uma boa opção.

 

 

As plantas são boas aliadas

Não fazia ideia? Acredite, as plantas podem ajudá-lo a manter a sua casa mais fresca, pois ajudam a renovar o ar! É uma forma simples, barata e bonita para refrescar qualquer ambiente. Pode colocá-las tanto na sala, como no quarto, casa de banho ou cozinha.

Para uma solução mais imediata

Se nenhuma destas medidas resultar ou se precisar de algo mais imediato a solução é instalar um aparelho de ventilação, seja um ar condicionado ou um ventilador de teto. É claro que pode significar um investimento elevado, mas fica com a certeza que é possível refrescar a sua casa de forma rápida e fácil.

Todas as fotos são do https://fotos.habitissimo.com.br/reformas

 

Espero que tenham gostado das dicas e vos venha a ser úteis qualquer que seja a vossa localização geográfica uma vez que as mesmas não são apenas válidas para os países que possuem a estação de verão como também para os países de clima tropical.

 

Um beijinho

Instagram @AnniesMirror

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.